COSERN REFORÇA INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO NAS REDES QUE ATENDEM HOSPITAIS E LOCAIS DE VACINAÇÃO EM TODO RN

Foto: Cosern/divulgação

Com o recrudescimento da pandemia, concessionária intensificou ações do plano especial iniciado em março de 2020 para assegurar continuidade do fornecimento para os serviços de saúde

Desde março de 2020, quando teve início a pandemia da Covid-19, a Cosern colocou em operação um plano especial de reforço e manutenção das redes e de outros componentes do sistema elétrico que atendem hospitais e pontos de armazenamento de vacinas em todo Rio Grande do Norte.

Com o recrudescimento da pandemia, a operação foi intensificada nos três primeiros meses de 2021 e, como forma de executar as atividades com a maior agilidade possível, a empresa mobilizou eletricistas, técnicos e engenheiros. Os trabalhos acontecem na Região Metropolitana de Natal e todas as outras regiões do estado.

Há duas semanas, o reforço dessa operação especial da Cosern foi apresentada à secretaria estadual de saúde e aos gestores dos hospitais em reunião virtual. Para conferir mais agilidade no atendimento emergencial, a distribuidora também disponibilizou um canal de relacionamento exclusivo para as unidades de saúde.

“A Cosern, assim como todas as outras distribuidoras  da Neoenergia, não está medindo esforços para colaborar com o enfrentamento à pandemia. Estamos utilizando toda a nossa estrutura e experiência para assegurar a continuidade do fornecimento de energia, principalmente aos serviços de saúde”, destaca o Diretor-Presidente da Cosern, Márcio Caires Vasconcelos.

Em todo Rio Grande do Norte, a Cosern mapeou 33 centros médico-hospitalares e pontos de armazenamento de vacinas que mensalmente tem todos os circuitos de suprimento de energia vistoriados pela concessionária.

Para garantir o pleno funcionamento dessas unidades, foram inspecionados trechos da rede elétrica nas regiões mapeadas, atendidas por 29 alimentadores (circuitos de média tensão), além de um reforço do plano de inspeção e manutenção nas subestações elétricas. Outro ponto importante da operação são as orientações dadas pela Cosern sobre a capacidade de manutenção dos geradores das unidades de saúde.

Dentro do plano anual de investimentos da distribuidora, foram construídas duas novas redes para reforçar o fornecimento de hospitais estaduais importantes como o Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, e o Hospital Regional Dr. Tarcísio Maia, em Mossoró.

Em novembro, a Cosern doou 20 respiradores para os hospitais Giselda Trigueiro e João Machado, em Natal, e Tarcísio Maia, em Mossoró. Na semana passada, a empresa deu início ao processo de entrega dos 20 primeiros refrigeradores científicos destinados ao armazenamento de vacinas doados pela empresa aos 95 municípios potiguares que possuem IDHM até 0,61 e ao Governo do Estado, por meio do Programa de Eficiência Energética da Concessionária, regulado pela Aneel. Até o final de abril, todos os equipamentos doados estarão nos 95 municípios contemplados.

Como ação preventiva, no início de fevereiro, a Cosern enviou um comunicado às prefeituras beneficiadas com a doação ressaltando a importância da realização de uma revisão elétrica das instalações internas dos locais que receberão esses equipamentos.

De março de 2020 até agora, a Cosern trocou, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado peal Aneel, 1.385 lâmpadas ineficientes por LED em 07 unidades de saúde, entre eles o Hospital Dr. Luis Antônio (Liga Contra o Câncer).

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA COSERN

Compartilhe nas Rede Sociais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email